I Congresso Integrado de Química

25 a 29 de Junho de 2018

Uberaba-MG

CONVIDADOS

Conheça melhor nossos convidados. Clique na Imagem para saber mais!

Attico Chassot

REAMEC

Helder Silveira

UFU - Uberlândia

Roberto Dalmo

UFU - Ituiutaba

Joana D'Arc Félix

ETEC Carmelino Corrêa Jr

Daniel Cerqueira

UFTM

Priscilla Felício

Doutoranda IQSC - USP

Alana Pereira

Doutoranda UFSCar

Douglas Martins

SIAMIG

PALESTRAS

Quais serão as palestras do I ConInQui?

Palestra I - Attico Chassot - "Uma brecha entre o passado e o futuro"

Palestra II - Joana D'arc Félix - "A Construção do Conhecimento Através da Tecnologia, do Empreendedorismo e da Didática"

Palestra III - Douglas Martins - "Cenário Atual e perspectivas do setor sucroenergético"

Palestra IV - Helder Eterno - "A Formação de Professores de Química no Brasil"

Painel Educação I - Attico Chassot - "A Ciência é Masculina? É sim senhora!"

Painel Educação II - Roberto Dalmo - "E os conteúdos, professor? Os desafios de ensinar química com humanidade"

MINI-CURSOS

Quais as opções de mini-cursos para os participantes?​ Cada participante poderá se inscrever em apenas um mini-curso que acontecerá no dia 26/06 das 13:30 às 17:30

Mini-Curso I - Introdução à Química de Produtos Naturais - Alana Pereira - Doutoranda UFSCar

Resumo: Quantos anúncios em cartazes e revistas que vemos diariamente não proclama como um diferencial a característica de ser “um produto natural” ou de “não ter química”? Mas o que é esse tal “produto natural”? Será possível existir algo sem química? Nesse minicurso serão introduzidos os conceitos mais importantes e fundamentais dessa mais antiga área de pesquisa na Química Orgânica: A Química de Produtos Naturais (QPN). Aspectos como a história do desenvolvimento dessa área de pesquisa, a importância da química medicinal, discussão e abordagem de algumas importantes moléculas naturais que revolucionaram a ciência e a sociedade, aspectos do metabolismo secundário de plantas e outros organismos, os principais caminhos metabólicos para a produção de importantes classes de Produtos Naturais como policetídeos, terpenos, alcaloides, flavonoides, cumarinas e alcaloides serão abordados. Exemplos das linhas de pesquisa em universidades e centros de pesquisa do nosso país e algumas perspectivas e desafios para aqueles que se aventuram a seguir essa importante área. Assim, poderemos discutir juntos sobre a maior indústria de compostos químicos que já existiu: a natureza.

Mini-Curso II - "Desvendando o átomo: Química teórica e computacional aplicada a nanomateriais" - Priscilla Felício - Doutoranda USP

Você sabia que existem químicos que não trabalham em laboratórios com capela, reagentes, vidrarias e usando jaleco? Se ficou na dúvida, a resposta para essa pergunta é sim! Químicos teóricos utilizam supercomputadores para realizar cálculos baseados em química quântica, que permitem a simulação de diversos tipos de sistemas, por exemplo, nanomateriais. O Brasil aloca o maior supercomputador da América Latina, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Baseada na equação de Schrödinger, a química quântica é o fundamento da Teoria do Funcional da Densidade (DFT), a qual proporciona a obtenção da descrição de propriedades estruturais, energéticas, eletrônicas e ópticas do sistema através de sua densidade eletrônica. Dentro dessa perspectiva, espera-se que o aluno, ao final do minicurso, compreenda os principais conceitos envolvidos na química quântica e na DFT ao longo da apresentação contendo desde o contexto histórico, o desenvolvimento, as aplicações e vertentes da DFT. 

Mini-Curso III - "A História da Ciência catalisando propostas transdisciplinares" - Attico Chassot - REAMEC

Resumo: Com diferentes exemplos, se pretende fazer uma contemplação, ainda que panoramicamente, da História da Ciência e mostrar como a história da Filosofia, a história da Educação, a história das Religiões, a história das magias, a história das Artes, e para a surpresa daqueles mais ortodoxos, a história das magias e também a esquecida história “da história daqueles e daquelas que usualmente não são considerados como os autores (oficiais) da história” fazem tessituras para entendermos a história da construção do conhecimento. Uso alguns balizadores: a Revolução Copernicana que na aurora dos tempos modernos nos fez migrar do geocentrismo para o heliocentrismo, não sem o sacrifício na fogueira de alguns ? recordo Giordano Bruno em 1600 ?; a Revolução Lavoisierana no Século das Luzes, onde deixamos de acreditar no flogisto e entender a respiração como uma combustão; a Revolução Darwiniana, com o seu embate ainda não terminado entre criacionismo e evolucionismo.

Mini-Curso IV - "A utilização da arte em um ensino de química humanizado" - Roberto Dalmo - UFU - Pontal

Resumo: Momento 1: Atividade de sensibilização – Os participantes identificarão situações nas quais a) sofreram preconceitos e/ou violações de Direitos Humanos na escola; b) perceberam, com outras pessoas, atitudes de preconceito e/ violações de Direitos Humanos na escola; c) cometeram atitudes de preconceito ou violações de Direitos Humanos na escola. Momento 2: Atividade de aprofundamento – A compreensão sobre como a Arte pode ser um instrumento para abordar questões étnico-raciais, de gênero, sexualidades, origem geográfica, etc. Aprender a elaborar planejamentos de Ensino e aprendizagem/ projetos de intervenção para abordar essas questões na aula de Química. Momento 3: Elaboração dos planejamentos – O grupo irá escolher algum dos temas debatidos no momento 1 para elaborar um planejamento de ensino e aprendizagem que, a partir da relação com a arte, aborde a questão escolhida na aula de química.

Mini-Curso V - "Introdução à Química dos Polímeros" - Daniel Cerqueira - UFTM

Resumo: Este minicurso tem como objetivo discutir conceitos relacionados à química de polímeros, correlacionando estrutura, propriedades, processamento e aplicações. Também serão abordados os impactos pós uso desses materiais.

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA

Confira a programação resumida do evento